Subscrição de Ativos em Ambiente Escritral

Subscrição de Ativos em Ambiente Escritral

Saiba como realizar uma subscrição por ambiente escritural, esse documento abaixo é do banco BTG Pactual.

Outros administradores devem ter procedimentos diferentes, recomendo enviar um email para o administrador do fundo perguntando sobre o procedimento.

Este manual tem como objetivo de esclarecer o passo a passo para subscrições em ambiente escritural. Seguem abaixo as etapas do fluxo a ser cumprido:

1) MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE

O operacional para subscrição em ambiente escritural é realizado manualmente pelo time de Escrituração do BTG Pactual.

Sendo assim, para que possamos garantir o sucesso da operação dentro do prazo da oferta, informamos que o investidor deve manifestar interesse pela subscrição através do e-mail escrituracao@btgpactual.com até as 10:30 horas do último dia para exercício de acordo como calendário da oferta. O e-mail deve conter o nome completo do investidor, CPF, o Fundo e quantidade de cotas desejadas.

2) ABERTURA DE RELACIONAMENTO

Manifestada a demanda, é necessário realizarmos a abertura de relacionamento do investidor no ambiente escritural.

O relacionamento nada mais é do que um cadastro do investidor para que possamos depositar as cotas que serão adquiridas em sua devida titularidade.

Segue documentação necessária:

  • Documento de Identificação (Identidade, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho);
  • Comprovante de residência - Conta de Consumo (Conta de Luz, Água, Gás, Telefone ou similares) com menos de 90 dias;
  • Ficha Cadastro (pedimos atenção para que seja preenchida a tabela referente ao País Fiscal e NIF, mesmo que seja somente Brasil para Pessoas Fisicas).
  • Ficha Abertura de Relacionamento.
  • Boletim de Subscrição devidamente preenchido e assinado: o boletim é específico para cada oferta e será encaminhado pelo time de escrituração anexado ao e-mail de resposta à manifestação de interesse;
  • Comprovante de dados bancários: pode ser uma foto do cartão, do talão de cheque ou até mesmo um extrato - precisamos que a imagem contenha nome, agencia e conta para depósito dos rendimentos. Neste ponto, importante ressaltar que a conta a ser cadastrada em nosso sistema para recebimento dos dividendos deve ser uma conta corrente de mesma titularidade do investidor.

A listagem de documentos a cima deve ser encaminhada para escrituracao@btgpatual.com até 11:00 horas do último dia da subscrição, ressaltamos que documentos recebidos após o prazo não serão considerados.

Neste período pedimos atenção aos e-mails e telefones! Caso houverem pendências na documentação recebida, entraremos em contato para solucionarmos tempestivamente.

Em paralelo, solicitamos que a via física assinada do Boletim de Subscrição da oferta seja enviada para o endereço físico.

3) PAGAMENTO

Com os dados e informações devidamente cadastradas, encaminharemos por e-mail a conta do fundo para que o depósito referente às cotas adquiridas seja realizado.

Para o sucesso da operação, informamos que o prazo para tal transferência é até as 15:00 horas do último dia para subscrição.

Gostaríamos de reforçar neste ponto que, o pagamento deve ser oriundo de uma conta titular do investidor e, após a transferência, o comprovante deve ser encainhado por e-mail para o mesmo endereço: escrituracao@btgpactual.com.

4) CONFIRMAÇÃO E CONCLUSÃO DO PROCESSO

Após recebermos o comprovante de pagamento, confirmaremos a entrada do valor na conta do fundo, finalizando assim o processo de subscrição.

Ademais, visto que se trata de custódia escritural, não emitimos nota de corretagem nem comprovante de aquisição. Para comprovarmos a subscrição pelas cotas, juntamente à confirmação do pagamento encaminharemos um extrato de posição do investidor.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

O que é ambiente Escritural?

Costas de Fundos podem ser custodiadas em dois ambientes: Escriturador (mercado primário) ou Corretoras (mercado secundário). Na prática, ambiente escritural se resume na custódia das cotas em mercado primário, o que impossibilita o investidor de acessar a posição nos aplicativos de corretoras e seus devidos Home Brokers.

Visto que minhas cotas não estão sob custódia da minha corretora, vou receber os dividendos?

Mesmo com as cotas sob custódia escritural, os dividendos serão creditados normalmente para os investidores em suas contas cadastradas, quando distribuídos. Vale ressaltar que os dados bancários são cadastrados a partir do Comprovante de Dados Bancários encaminhado no momento do cadastro do investidor, juntamente ao restante dos documentos necessários.

Como faço para acessar minha posição pelo meu aplicativo?

Uma vez que suas cotas estão sob custódia escritural (mercado primário) não será possível visualiza-las no aplicativo de sua corretora. Para que consiga transferir tais papéis para a corretora de sua preferência, é necessário realizar uma Transferência de Custódia.

Quero liquidar a posição (vender minhas cotas), como fazer?

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a negociação dos ativos somente pode acontecer sob Bolsa de Valores (mercado secundário). Para que se possa vender os papéis é necessário primeiramente realizar uma transferência de custódia para qualquer corretora de sua preferência e então, com a transferência finalizada se é possível negociar tais cotas no mercado secundário.

Como posso transferir a custódia das minhas cotas para alguma corretora?

A transferência de custódia das cotas entre o Escriturador e a Corretora destino escolhida é regida pelo documento nomeado OTA (Ordem de Transferência de Ativos).

Segue abaixo o fluxo para transferência:

  • Entrar em contato com a corretora destino escolhida demandando a transferência de custódia das cotas custodiadas no Escriturador para tal;
  • A corretora deve fornecer ao investidor a OTA para ser devidamente preenchida e assinada;
  • Após preenchimento, a OTA deve ser devolvida para a corretora destino onde os representantes também devem assinar o documento;
  • Com o documento integralmente preenchido e assinado, a corretora encaminhará para o time de Escrituração do BTG Pactual a OTA, acompanhada de um documento pessoal do(a) investidor(a) e um comprovante de residência datado com menos de 90 dias;
  • Com a documentação em mãos, nosso time de Escrituração processará a Ordem para transferência das cotas.

Baixe o documento do BTG

Next Post Previous Post